•notícias

. Matosinhos é, este ano, “a cidade do mundo com mais Pais-Natal por metro quadrado".

. Mazelas do Mercado com os dias contados".



. Ensinar a aprender

•posts

Teatro em Matosinhos

Titan

Novos Estudos Matosinhens...

Ateliers de Páscoa- Saia ...

NOTICIAS DO NOSSO PROJECT...

Encontro com o Vereador d...

Ensinar a aprender

Salve a Língua de Camões!

"Põe-te a Mexer..." no Ce...

Mazelas do Mercado com os...

•arquivos

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

•agenda cultural

. "Ateliers de Páscoa"

. "Põe-te a Mexer..." no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos"

. "Novos Estudos Matosinhenses"

. "Titan"

. "Teatro em Matosinhos"

. "Salve a lingua de Camões"

Sexta-feira, 16 de Novembro de 2007

Caracterização do Concelho

    Caracterização do Concelho

O Concelho de Matosinhos pertence à Província do Douro Litoral e ao Distrito do Porto. Confronta a Sul com o Concelho do Porto, a Norte com o Concelho de Vila do Conde e a Nascente com o Concelho da Maia.
Com uma área de 62.3 km2, o concelho de Matosinhos corresponde a cerca de 8% do território da Área Metropolitana do Porto (AMP). Administrativamente está dividido em 10 freguesias urbanas: Matosinhos, Senhora da Hora, S. Mamede de Infesta, Leça do Balio, Custóias, Guifões, Leça da Palmeira, Perafita, Santa Cruz do Bispo e Lavra.
Neste concelho, o terceiro mais populoso da AMP residiam até à data do último recenseamento (1991), 151 682 indivíduos, isto é, cerca de 13% da população residente naquela Área Metropolitana. A densidade populacional do concelho é de 2 456 habitantes/km2, consideravelmente superior à densidade populacional da AMP de 1 532 habitantes/Km2. Esta expressão demográfica entende-se pelo dinamismo de base económica concelhia e pela construção de numerosas Cooperativas de Habitação que se instalaram no concelho.
Na distribuição da população por sectores de actividade, segundo os dados dos Censos 91, o sector dominante é o terciário, com cerca de 52.9% da população activa, seguido do sector secundário (45.2%), sendo o sector primário relativamente insignificante (2%).
No conjunto da actividade industrial, as mais de 500 unidades industriais em sectores muito diversificados fazem de Matosinhos um dos mais industrializados Concelhos do País.
A sua extensa relação com o mar, a Ocidente, marcou definitivamente o Concelho, daí a natural criação de infra-estruturas que actuam como vectores fulcrais no desenvolvimento de uma região - o Porto de Leixões, segundo maior nacional, o Terminal TIR do Freixieiro por onde passa grande parte das importações do País, para além da Exponor, Parque de Exposições do Norte e Centro de Congressos e da proximidade do Aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro.

O Concelho de Matosinhos conta hoje com símbolos urbanísticos e arquitectónicos de grande significado, da autoria de arquitectos de à escala mundial, como Álvaro Siza Vieira, Alcino Soutinho, Fernando Távora e Souto Moura.

publicado por mudarmatosinhos às 09:22
link do post | comentar | favorito

•mais sobre nós

•pesquisar

 

•Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

•links

blogs SAPO

•subscrever feeds